Informações sobre a técnica

  • Categoria: American Stout
  • Classificação: Ale
  • Data: 24 Julho, 2022
  • Link do vídeo: youtu.be/GDgHUVTvREE

Já pensou? Duas cervejas da mesma brassagem?

Conseguir em um dia de brassagem dois estilos diferentes, pode ser obtido com essa técnica. Imagine fazer uma IPA e uma session IPA com o mesmo grist de maltes? Ou ainda uma Neipa e uma American Wheat? Ou quem sabe uma Russian Imperial Stout e uma Dry Stout. Sim, com esse método conseguimos fazer um estilo "pesado" (mais alcoólico) e um mais leve (menos alcoólico).

Sobre a técnica:

Parti Gyle


Dois estilos distintos com a mesma cama de grãos?

Uma técnica muito comum em algumas grandes cervejarias e que podemos adotar facilmente em casa.

Parti-Gyle é o nome dado a um conjunto de cervejas que podem ser fabricadas a partir de um único lote de ingredientes de grãos de uma cervejaria. Parti-gyle é um processo padrão em cervejarias tradicionais no Reino Unido, onde o mosto de uma panela de mostura pode ser passado para duas ou mais panelas de fervuras. Cada parte desse mosto terá diferentes forças ou gravidades;

O mosto da primeira panela de fervura será mais forte, enquanto que o mosto da segunda será mais fraco. A primeira panela de fervura (alta gravidade) também terá mais nutrientes de levedura do que a segunda (mais fraca). O mosto em cada uma das panelas de fervura pode ser misturado em diferentes quantidades para produzir cervejas diferentes, enquanto diferentes ingredientes e lúpulos podem ser adicionados às panelas de fervuras para fazer cervejas alternativas. Por exemplo, a primeiro mosto, pode ser usado sozinho para preparar uma cerveja forte ou vinho de cevada; Esse mix dos dois mostos pode ser usado para preparar uma "cerveja amarga especial" com uma gravidade original de 1,050 (14,5°Plato), enquanto o mosto do segundo lote (lavagem) mais fraco, pode ser usado ​​para preparar uma “light ale” de 1.035 (9°P).


Mas e ai? Por que eu faria isso?

Ai que vem a parte legal. Enquanto está fervendo o primeiro mosto, podemos fazer uma lavagem da cama de grãos para tirar um segundo mosto, que será fervido em outra panela. Com isso conseguimos por exemplo, tirar duas cervejas distintas num mesmo dia de brassagem.

Vantagens

Poder fermentar usando outra levedura, outros tipos de lupulos e até mesmo adicionar frutas, madeira ou o que quiser. No vídeo citado no começo do post, eu extrai uma Russian Imperial Stout e optei por não lavar. Com a lavagem, feita com água filtrada e fria, extrai um novo mosto para fazer uma Stout. Para essa Stout, usei lupulos americanos e fermentei usando a Kveik Oslo. Essa fermentação fiz sem controle de temperatura, então variou entre 20 a 28C.


Desvantagens

Será preciso um outro fermentador e um outro controle de temperatura. Usar uma saccharomyces cerevisiae, como US05 da Fermentis, poderá esterificar demais, caso não haja controle de fermentação.


Passo a passo

De forma bem resumida, explicarei o passo a passo, logo depois, falaremos mais detalhadamente, faça:
- brassagem da primeira cerveja, com água total;
- mashout da primeira cerveja;
- drene todo o mosto para a panela de fervura;
- retire a cama de grãos e lave com água a 78C ou fria, deixando esse novo mosto cair em uma outra panela ou balde;
- ferva esse novo mosto separadamente;
- lupule como quiser, a parte legal da brincadeira é usar lupulos diferentes da primeira;
- fermente com a levedura que quiser;
- pronto! Duas brejas distintas com o mesmo mosto.


Minha experiência com o método

Tinha como meta obter um mosto com muito açucar para criar uma Russian Imperial Stout, perto de 1250 de OG, para isso o ideal é não lavar a cama de grãos. Lavar a cama de grãos irá diluir o mosto e eu queria concentrar!

Bem, consegui isso, mas e aquele "monte" de açucares na cama de grãos? Vai para o lixo? JAMAIS!!!

Resolvi lavar essa cama de grãos e jogar para uma outra panela que tenho. Fervi nessa outra panela e fiz uma outra cerveja menos alcoólica. Lupulei com o lúpulo Zeus, um lúpulo cítrico, picante e levemente herbal. Com isso consegui uma outra cerveja.

A cama de grãos estava muito entupida, então levei 1:40 para conseguir extrair toda a lavagem. Poderia adicionar mais água forçando (com o peso da água) a passagem mais rapidamente pela cama de grãos.


Como calcular o mosto da lavagem?

Sinceramente, acho muito mais simples ir lavando e acompanhando a gravidade (SG) que está ficando o mosto da lavagem e quando bater a pre-fervura desejada, parar a lavagem. Mas é claro, se quiserem um cálculo, para saber aproximadamente quanto de água devemos colocar para retirar uma densidade específica, aqui está uma calculadora:
http://braukaiser.com/wiki/index.php/Batch_Sparge_and_Party_Gyle_Simulator

O vídeo:


Sobre a Brassagem da primeiro lote:


Dados para replicar a receita do primeiro Lote

Volume Final

35 litros
Água Mash

55 litros
Água lavagem

Sem lavagem
Mash

68C/90 m
Mashout

78C/10 m
Fervura

100C/120 m
Fermentação

18C/12 dias

Maltes:
11.80 kg Pale Malt, Maris Otter (5.9 EBC) Grão 8 65.9 %
1.07 kg Black Barley (Stout) (985.0 EBC) Grão 9 6.0 %
0.74 kg Wheat Malt, Bel (3.9 EBC) Grão 10 4.1 %
0.71 kg Chocolate Rye Malt (492.5 EBC) Grão 11 4.0 %
0.54 kg Special B Malt (354.6 EBC) Grão 12 3.0 %
0.53 kg Caramel/Crystal Malt - 80L (157.6 EBC) Grão 13 3.0 %
0.38 kg Biscuit Malt (45.3 EBC) Grão 14 2.1 %

OG Esperada. 1114

OG Medida. 1120

EBC: 143 EBC
ABV previsto/apurado: 11.3 / 12.8
IBU: 71.6

Essa foi a primeira leva e para mais detalhes sobre a receita, veja no link: Russian Imperial Stout

Dados para replicar a receita do segundo Lote

Volume Final

16 litros
Água Mash

Sem mash
Água lavagem

21 litros
Mash

Sem mash
Mashout

Sem mash
Fervura

100C/60 m
Fermentação

28C/4 dias

Maltes:
Lavagem dos maltes da anterior

OG Esperada. 1075

OG Medida. 1075

EBC: 113 EBC
ABV previsto/apurado: 7.9 / 8.9
IBU: 59.6

Considerações:
Ficou mais alcoólica do que previa e isso em função da levedura que usei, que secou mais do que deveria e claro, da lavagem que fiz. Poderia facilmente lavar com mais 5 ou 10 litros e com isso aumentar esse volume no fim, deixando a cerveja menos alcoólica e com um drinkability melhor. Porém a ideia era testar a técnica e descobrir mais. Com certeza é uma técnica que repetirei, porém com mais água para a lavagem.

Aproveitem!