• robinhobeer

Carbonatação com primming

Atualizado: 10 de Set de 2019

Para quem, como a maioria, começou pelas garrafinhas.


Olá amigos, é por aqui que todos nós começamos. Vamos falar sobre carbonatação usando açúcar comum ou fazendo uma solução aquecida, onde ocorrerá a famosa hidrólise, que o deixará como outro famoso "açúcar invertido". Bom passeio. =D


O que é esse tal de açúcar invertido? É mais rápido?

De uma forma muito simples, é a transformação de um tipo de açúcar em outro. As leveduras são "espertas", digamos assim... Elas "preferem" o açúcar mais simples. Então, quando usamos o sachê de açúcar, elas demoram mais tempo para consumir esse açúcar, se simplesmente aquecermos já é o suficiente para converter esse açúcar mais complexo em dois açúcares mais simples, que elas consomem mais rápido. Isso explica o motivo de ser mais rápido, se usarmos o açúcar invertido.


Cálculo da quantidade de açúcar que precisarei

Robinho, como calculo a quantidade de açúcar que vou precisar?

Existem formas precisas para cálculo exato, porém aqui vai uma forma simples.

  • Verifique quantos litros você tem para envasar e se não tiver certeza, chute pra mais. Erre para mais, pois é melhor sobrar um pouco de calda, que ter que fazer novamente. Acredite! Se for misturar o açúcar ou calda diretamente em outro balde fermentador, é essencial que saiba exatamente a quantidade em litros de cerveja.

  • Descubra qual é a carbonatação ideal para sua cerveja e caso não saiba ou não queira verificar isso agora, assuma como 6g/l, isto é, 6 gramas de açúcar para cada litro de cerveja. Logo abaixo alguns estilos e valores que costumo usar.

  • Com a quantidade de açúcar por litro, basta multiplicar a quantidade de litros que tem no fermentador pela quantidade de gramas por litro que sua cerveja pede. Ex. Tenho 10l de uma Stout. Segundo a tabela, preciso de 4,60 gramas por litro de cerveja, então 10 X 4,60 = 46 gramas de açúcar para toda minha cerveja.

  • Escolha uma das formas e vá pra cima.


Modo 1 - Usando açúcar refinado diretamente na garrafa

Robinho, posso usar o sachê "união"?

Pode sim, só não é preciso, mas atende muito bem, principalmente no começo, que temos muitas outras coisas que nos deixam apreensivos

Essa é a forma mais simples de fazer a carbonatação ou refermentação de sua cerveja. Por um tempo eu usei o sachê união como meu aliado. Sabemos que um sachê desse tem 5g, então eu colocava um desse inteiro nas garrafas de 600ml e metade nas garrafas de 290, 300 e 330 ml. Dividia no "chute" mesmo, sem muitas métricas.


No vídeo a seguir eu mostro essa maneira, que me atendeu por muito tempo mesmo. A carbonatação ficava forte, mas eu achava legal o show de espuma que se formava. rssss


Não levem em conta o vídeo, claro... era lá no comecinho.


Modo 3 - Pesando o açúcar e colocando garrafa por garrafa

Robinho, se o sachê não é preciso, posso pesar o açúcar e por na garrafa?

Pode... Depois que tentei melhorar a carbonatação, passei a pesar o açúcar. Então eu pesava dentro de um copinho de plástico e colocava em cada garrafa, isso durou 1 envase apenas.


Assumindo o exemplo que citei acima, uma stout pediria 4,60 gramas por litro, ou 2,30 g em uma garrafa de 500 ml (1l = 1000ml).


Modo 4 - Solução de água com açúcar

Robinho, como você faz a calda?

Então fui para a calda, que deixa a vida de gente muito simples. No vídeo acima mostro como preparar a calda, mas uma explicação muito simples:


Ex. Tenho 30l de uma Stout. Como fazer a calda?


Depende, se for adicionar em um balde, toda a solução, siga os passos a seguir, senão pule eles e vá para "Para jogar garrafa por garrafa, com uma seringa"


Para jogar num segundo balde e misturar toda a cerveja à solução

  • Segundo a tabela citada no começo do post, preciso de 4,60 gramas de açúcar para cada litro de cerveja, então 30 X 4,60 = 138 gramas de açúcar para toda minha cerveja, então pese 138 gramas de açúcar e coloque num recipiente que possa ir ao fogo.

  • Adicione água suficiente para cobrir pouca coisa, o açúcar.

  • Leve para fervura por 5 minutos e resfrie.

  • pronto. Solução pronta! Só seguir os passos de envase em balde (Modo 5)

Para jogar garrafa por garrafa, com uma seringa

  • Segundo a tabela citada no começo do post, preciso de 4,60 gramas por litro de cerveja, então 30 X 4,60 = 138 gramas de açúcar para toda minha cerveja, como disse também é melhor sobrar um pouco, então pese por segurança 150 gramas de açúcar (pouca coisa mais que os 138) e coloque num recipiente com medida em ml.

  • Com 150g no copo com medida em ml, teremos que obter o dobro de solução pronta, sendo assim, 300ml de solução pronta. Coloque então água no recipiente que está o açúcar, suficiente para cobrir a marcação de 300ml e passar um pouco (pois ferveremos e evaporará). Não é preciso medir a quantidade de água que está colocando. Só é importante que passe dos 300ml. No vídeo, coloquei 320ml.

  • Leve para fervura até evaporar e baixar para 300ml e resfrie

  • pronto. Solução pronta! Teremos 1 grama de açúcar para cada 2 ml dessa solução. Só seguir os passos de envase em balde (Modo 6)


Modo 5 - Solução num balde para envase

Robinho, não gosto de usar seringa. Posso misturar a calda diretamente na cerveja?

Pode. Inclusive é uma técnica muito usada e bem interessante. Para isso, basta fazer a calda como explico acima "Para jogar num segundo balde e misturar toda a cerveja à solução", então jogar essa calda em um balde sanitizado com torneira e transferir a cerveja pronta, para esse balde. Isso é necessário, pois precisaremos misturar a calda e a cerveja. Misture muito bem, mas sem fazer movimentos rápidos, senão poderá oxidar a cerveja futuramente.


Não é possível jogar a calda no balde onde já está a cerveja, pois subiria toda a sujeira que está no fundo do fermentador e acabaria com o nosso cold crash.


Dai, é só mandar para cada garrafa e lacrar. Moleza né?


Modo 6 - Garrafa por garrafa, usando seringa

Robinho, vou de seringa, pois preferi a esse método, como fazer?

Com a solução que explico no item "Para jogar garrafa por garrafa, com uma seringa", posso garantir que tenho 1 grama a cada 2ml de solução. então para minha Stout (usada de exemplo), eu colocaria 9,20ml da solução em garrafa de 1 litro de cerveja, para conseguir 4,60g por litro (que o estilo pede na tabela do começo do post). Para uma garrafa de 500 ml, colocaria metade da solução, então 4,60ml. Para uma garrafa de 250ml, colocaria 2,30 ml.

Robinho, não quero fazer contas, tem uma tabela padrão?

Sim e não, pois cada estilo pede uma carbonatação, mas farei um favor a vocês e colocarei abaixo uma "colinha" que atenderá 3 tipos diferentes de carbonatação, as baixas, as médias e as altas. Caso não queira se preocupar com isso também, use a "colinha" para a médias, ok?


Essa colinha vale apenas para a solução que explico acima!


Carbonatação baixa (4g/l):


Carbonatação média (6g/l):


Carbonatação alta (9g/l):


Robinho, curto matemática... tem fórmula pra isso? Quero eu mesmo fazer!

Sim, tem sim, segue ela ai!


Quantidade de solução (ml) = (g/l desejado X garrafa (ml)) / 500


Logo mais, teremos atualizações aqui.


Cheers ;-)

554 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo