• robinhobeer

Como fazer cerveja artesanal - Receita Oatmeal Stout

Atualizado: 12 de Dez de 2019

Hoje vamos falar dela. Uma cerveja cremosa, com notas de café e aveia. Um corpo médio alto e um leve dulçor no final. Nossa querida Oatmeal Stout.


Resumo para impressão

Receita para 35 litros



Ingredientes. O que usei?

Receita para 35 litros


Maltes e adjuntos:

5.40 kg Pilsen (BestMalz) (1.5 SRM)

0.87 kg Aveia (1.0 SRM)

0.52 kg Biscuit Malt (23.0 SRM)

0.46 kg Chocolate Malt (350.0 SRM)

0.37 kg Best Caramel Munich II (45.7 SRM)

0.37 kg Black (Patent) Malt (500.0 SRM)

0.37 kg Roasted Barley (cevada) (300.0 SRM)

0.35 kg Wheat, Flaked (1.6 SRM)

0.09 kg Chocolate Malt (450.0 SRM)


A grande "obrigação" que temos, é usar aveia, pois o estilo pede isso. Escolhi dois chocolates, pois são diferentes no aroma e sabor, caso não encontre, use apenas o que encontrar. O uso da aveia pode varia entre 5% a 20%, ou mais. eu fiquei ali perto de 12%.


A cevada torrada dará um sabor e aroma único. Lembrará muito a Guinness, porém no aroma apenas.


Lúpulos e demais:

100.00 g Willamette [5.50 %] - Fervura 60.0 min






O lúpulo escolhido, tem descendência do Fuggles, então terá muitas das características dele com um floral e um frutado (frutas vermelhas). O aroma e sabor são discretos, não são tão intensos. Ainda prefiro ao Fuggles, mas esse é um ótimo substituto


Perfil da água (ppm):

Cálcio: 74

Sodio: 72

Cloreto: 67

Magnesio: 10

Sulfato: 49

Bicarbonato: 204




Para o perfil de água, utilizei uma água puxando pouca coisa para o cloreto, que irá ajudar no maltado da cerveja. Poderia ser um pouco mais puxado no cloreto, se preferir.


Tempo e temperaturas:

Rampa única: 68C por 90 minutos

Mashout: 78C - 15 por 15 minutos

Fervura: 60 minutos






Uma rampa a essa temperatura para favorecer o corpo da cerveja, isso em junção com os maltes também, claro. Optei por fazer em 90 minutos, pois foi onde ocorreu toda a conversão dos amidos.


Fermentação:

Levedura: Irish Ale (Wyeast Labs #1084) ou

US05 (eu usei a primeira)


Temperatura: 17C por 12 dias


Cold crash: 2 graus por 10 dias



A inoculação ocorreu apenas no dia seguinte, quando o mosto atingiu a temperatura ideal de 17C.


Estatísticas:

OG Esperada. 1047

OG Medida. 1050


FG Esperada: 1015

FG Medida: 1014


SRM: 41,4 SRM

ABV: 4.8 %

IBU: 36


Água mostura: 33 litros

Água lavagem: 15 litros


Como está descrito o estilo Oatmeal Stout no BJCP?

Abaixo uma cópia exata do estilo no famoso guia BJCP. Nessa parte não adicionei, nem retirei uma palavra sequer


16B. Oatmeal Stout


Impressão Geral: Uma ale maltada, tostada, muito escura e encorpada, com um sabor de aveia complementar. O dulçor, o equilíbrio e a impressão de aveia pode variar consideravelmente.

Aroma: Grãos tostados leves, em geral, com um caráter de café. Um dulçor maltado pode dar uma impressão de café e creme. O frutado deve ser baixo a médio-alto. Diacetil médio-baixo a nenhum. Aroma de lúpulo médio-baixo a nenhum, terroso ou floral. Um leve aroma de grãos e nozes da aveia é opcional.

Aparência: Cor marrom médio a preto. Espuma espessa, cremos e persistente de cor bronzeada a marrom. Pode ser opaca (se não deve, ser cristalina).

Sabor: Similar ao aroma, com um sabor que vai de suave café tostado a café com creme, com um frutado de baixo a moderadamente alto. A aveia e os grãos tostados escuros fornecem alguma complexidade de sabor; a aveia pode agregar um sabor de noz, de grãos ou de terroso. Os grãos escuros podem ser combinados com o dulçor do malte para dar uma impressão de chocolate ao leite ou café com creme. Amargor do lúpulo médio, com balanço orientado para o malte. O final pode ser com um médio dulçor ou ser semi-seco. Diacetil médio- baixo a nenhum. Sabor de lúpulo médio- baixo a nenhum, geralmente terroso ou floral.

Sensação de Boca: Corpo médio-alto a elevado (encorpado), macio, sedoso, aveludado e às vezes com uma camada quase oleosa proporcionada pela aveia. Cremosa. Carbonatação média a média- alta.

Comentários: Geralmente com um dulçor entre a Sweet e a Irish Stout. Existem variações que vão desde versões muito doces a versões muito secas, inglesas e norte-americanas (as versões americanas tendem a ser mais lupuladas, menos doces e menos frutadas). O nível de amargor também varia, assun como a impressão de aveia. O uso moderado de aveia pode propricionar um caráter sedoso e de certa maciez ao corpo além de riqueza de sabor, enquanto que o uso pesado de aveia pode intensificar o sabor com uma sensação de boca quase oleosa, seca no final e com uma ligeira adstringência de grãos. Ao julgar, permitir as diferenças de interpretação. História: Uma variante da Stout nutricional de 1800, usando aveia na moagem, similar ao desenvolvimento das Sweet Stout usando lactose. A versão original escocesa utilizava uma quantidade significativa de aveia maltada. Mais tarde, atravessou uma fase sombria, na qual alguns fabricantes de cerveja britânicos jogavam um punhado de aveia no parti-gyled (técnica de produção antiga com divisão de um mesmo mosto para fazer diferentes cervejas) de suas Stout para produzir legalmente uma Oatmeal Stout “saudável”, com o propósito de marketing. Foi popular na Inglaterra entre as guerras mundiais e ressucitada para exportação na era da cerveja artesanal, o que ajudou foi ser adotado como um estilo moderno e popular de cerveja artesanal americana que usa uma quantidade considerável (e não simbólica) de aveia.

Ingredientes Característicos: Maltes claros, caramelo e maltes escuros tostados (muitas vezes o Chocolate) e grãos. A aveia ou aveia maltada (5-20% ou mais) é utilizado para deixar a cerveja mais encorpada e melhorar a complexidade de sabor. Lúpulo utilizado principalmente para amargor. Pode usar açúcares para cervejarias ou xaropes. Levedura ale inglesa.

Comparação de Estilos: A maioria são como um cruzamento entre uma Irish Extra Stout e uma Sweet Stout com aveia adicionada. Existem diversas variantes, sendo as versões mais doces como uma Sweet Stout com aveia ao invés de lactose, e as versões mais secas mais como uma Irish Stout saborosa e com sabor de noz (nutty). Ambas tendem a enfatizar o corpo e a sensação de boca.


Estatísticas Vitais:

OG: 1.045 – 1.065

FG: 1.010 – 1.018

IBUs: 25 – 40

SRM: 22 – 40

ABV: 4.2 – 5.9%


Exemplos Comerciais: Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout, Broughton Scottish Oatmeal Stout, Figueroa Mountain Stagecoach Stout, St-Ambroise Oatmeal Stout, Samuel Smith Oatmeal Stout, Young’s Oatmeal Stout.

Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Escura, Fermentação Alta, Ilhas Britânicas, Estilo Tradicional, familia-stout, Balanceada, Tostada.



Tudo isso em vídeo?

Robinho, bacana, mas tem um vídeo pra isso?

Para todas minhas receitas eu faço um vídeo. Quer ver? Clique abaixo:


Logo mais, teremos atualizações aqui.


Cheers ;-)


Fonte: https://www.bjcp.org/

411 visualizações0 comentário