• robinhobeer

OG, FG, SG, Densímetro ou Refratômetro, o que significa tudo isso?

Atualizado: 24 de Jan de 2020

Muitas siglas e nomes, mas o que é cada um desses?


Olá amigos, é sempre aquela confusão. A idéia desse post é explicar cada um desses nomezinhos ai de cima. Bom passeio. =D


Robinho, como eu calculo a minha OG final? QUE? O que é densidade?

Calma ai... calma ai... OG final não existe! Primeiro precisamos determinar o que é OG, SG e FG.


OG vem do inglês Original Gravity ou gravidade original, SG, também do inglês Specific Gravity significa gravidade específica e por último a FG de Final Gravity ou gravidade final.


Lembrando que gravidade está ligada a quantidade de açúcar no mosto, quanto maior a gravidade, maior é a quantidade e açúcares fermentáveis e não fermentáveis, além de outros camaradinhas também.


Mas e o que cada uma quer dizer?

Bem, abaixo, o que é cada uma e qual momento devemos medir:

OG - Gravidade original, devemos medir antes de inocular as leveduras.

FG - Gravidade final, devemos medir depois que a fermentação termina.

SG - Gravidade específica, medida a qualquer momento. A OG, por exemplo, é uma SG medida antes de inocular a levedura. A SG pode ser tirada para acompanhar a densidade durante a mostura para percebermos a evolução da extração dos açúcares ou durante a fermentação para avaliarmos a evolução da conversão de açúcares em álcool, co2 e demais esperados das nossas queridas leveduras.


Como medir a densidade?

Para medir, precisaremos de um refratômetro ou densímetro.


Densímetro

Ao lado temos um densímetro e uma proveta de 100 ml. Para fazer a medição com esse item, precisamos de 100 ml do líquido que queremos medir, no caso o mosto, levá-lo a 20ºC e então mergulhar o densímetro girando-o como se fosse um peão. Isso para não grudar nas paredes e alterar a medida.


É extremamente importante levar o mosto para 20ºC, pois em temperatura maior ou menor, há a diferença na leitura, podendo alterar o resultado esperado.




A leitura correta do densímetro se dá sempre pela parte mais baixa da linha do líquido, devendo então ignorar o menisco.




Refratômetro

No caso do refratômetro, precisamos de uma gota apenas. Pingamos essa gota no cristal, fechamos a tampa plástica e olhamos contra a luz através de sua traseira.


A leitura se dá diretamente e sem necessidade de resfriar o mosto. Isso porque a grande maioria desse instrumento é equipada com uma correção automática de temperatura ou ATC (Automatic Temperature Compensated).


O refratômetro geralmente usa como unidade de medida, o Brix. Então precisaremos de uma tabela para converter algumas medidas. Veja abaixo essa lista e caso tenha interesse, basta baixá-la no seu computador e imprimir em alguma impressora.


Os números menores, representam a unidade em Brix, já os números maiores, são as SGs. Sendo assim, 2 brix, equivalem a densidade de 1,00867, já 18 Brix, representa 1,07502 em densidade específica.


Tudo isso em vídeo?

Robinho, está muito complicado. tem um vídeo?

Ainda ficaram dúvidas, deixe ai nos comentários que eu melhoro o post e se preciso for, faço um vídeo.


Logo mais, teremos atualizações aqui.


Cheers ;-)

459 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo