Informações sobre a Brassagem

  • Categoria: Russian Imperial Stout
  • Classificação: Ale
  • Data: 23 Julho, 2022
  • Link do vídeo: youtu.be/xt8kNlqPqDU

Sobre o estilo:

20C. Russian Imperial Stout

Impressão Geral: Uma ale escura intensamente saborosa, forte, com uma vasta gama de balanços de sabores e interpretações regionais Malte torrado e tostados com profundos sabores de frutas escuras ou secas, e um final com aquecimento e agridoce. Apesar dos sabores intensos, os componentes precisam se fundir para criar juntos uma cerveja complexa e harmoniosa, não uma bagunça quente.

Aroma: Rico e complexo, com quantidades variáveis de grãos tostados, maltado, ésteres frutados, lúpulos e álcool. O caráter de malte tostado pode assumir notas leves a moderadamente fortes de café, chocolate escuro, ou leve torrefação. O aroma de malte pode ir desde sutil a intensos como de barleywine. Pode mostrar, opcionalmente, um leve caráter de maltes especiais (por exemplo, caramelo), mas isso só deve adicionar complexidade e não dominar. Os ésteres frutados podem ser de baixos a moderadamente fortes, e podem assumir um complexo perfil de frutas escuras (por exemplo, ameixas, ameixas pretas, uvas passas). O aroma de lúpulo pode ser de muito baixo a bastante agressivo, e pode conter qualquer variedade de lúpulo. Um caráter de álcool pode estar presentes, mas não deve ser acentuado, quente, ou de solvente. As versões envelhecidas podem ter uma leve qualidade vínica ou como de Porto, mas não deve ser ácido. O balanço pode variar de acordo com qualquer um dos elementos de aroma tornando o centro das atenções. Nem todos os possíveis aromas descritos necessitam estar presentes; são possíveis muitas interpretações. O envelhecimento afeta a intensidade, o balanço e a suavidade de todos aromas.

Aparência: A cor pode variar de castanhoavermelhado muito escuro castanhoavermelhado a preto brilhante. Opaca. Espuma bronzeada profunda a marrom escuro. Geralmente tem uma espuma bem formada, embora a retenção possa ser baixa a moderada. Álcool elevado e sua viscosidade pode ser visível em lágrimas (também conhecida por "pernas") quando a cerveja é rodada no copo.

Sabor: Rico, profundo, complexo e com frequência bastante intensa, com quantidades variáveis de maltes/grãos tostados, maltados, ésteres frutados, amargor de lúpulo e sabor, e álcool. Amargor médio a agressivamente alto. Sabor de lúpulo médio-baixo alto (qualquer variedade). Moderada a agressivamente altos de maltes/grãos tostados podem sugerir chocolate amargo ou sem açúcar, cacau, e/ou café forte. Um leve caráter de grãos queimados, groselhas queimadas ou o alcatrão podem ser evidentes. Os ésteres frutados podem ser baixos a intensos, e podem assumir um caráter de frutas escuras (uvas passas, ameixas, ou ameixas secas). A solidez maltada pode ser balanceada e de sustentação, além de rica como de barleywine, e, opcionalmente, pode proporcionar notas de caramelo, de pão ou de sabores tostados. A sensação na boca e o final podem variar de relativamente seco a moderadamente doce, em geral, com um pouco de tostado persistente, amargor do lúpulo e caráter aquecedor. O balanço e a intensidade dos sabores podem ser subjugados ao longo dotempo e afetados pelo envelhecimento, com alguns sabores cada vez mais tênues com o tempo e desenvolvimento de algumas notas vínicas ou de Porto.

Sensação de Boca: Corpo elevado a muito encorpado e mastigável, com uma textura aveludada e deliciosa (embora o corpo possa diminuir com o longo período de guarda). Deve estar presente um calor suave de álcool e deve ser perceptível, mas não é uma característica primária; nas versões com maior tempo de acondicionamento na garrafa, o álcool pode ser enganoso. Não deve ser xaroposa ou sub-atenuada. Carbonatação pode ser baixa a moderada, dependendo da idade e do acondicionamento.

Comentários: Tradicionalmente um estilo Inglês, mas na atualidade muito mais popular e amplamente disponível nos EUA onde ela é uma das cervejas artesanais favoritas, não uma curiosidade. Existem variações, com interpretações inglesas e americanas (previsivelmente, as versões americanas têm mais amargor, caráter tostado e lúpulos de finalização, enquanto as variedades Inglês refletem um caráter mais complexos de maltes especiais e um orientado perfil de ésteres). Nem todas as Imperial Stouts têm um caráter claro 'Inglês' ou "americano"; qualquer variante intermediária é admissível, é por esta razão é contraproducente designar um sub-tipo ao ingressar em uma competição. A ampla gama de características admissíveis de permitir a máxima criatividade cervejeira. Os juízes devem estar conscientes da ampla gama do estilo, e não tentar julgar todos os exemplos como clones de uma específica cerveja comercial.

História: Um estilo com uma longa, embora não necessariamente contínua, história, constituindo um património. Deita raízes nas fortes English Porters produzida para exportação em 1700, que dizem ter sido popular na Corte Imperial Russa. Após as guerras napoleônicas o comércio internacional foi interrompido, e estas cervejas foram cada vez mais vendidas na Inglaterra. O estilo eventualmente se extinguiu com o tempo, mas morreu por fora, até ser abraçado popularmente na era da cerveja artesanal moderna, tanto na Inglaterra como um renascimento e nos Estados Unidos como uma reinterpretação ou re-imaginação através da ampliação do estilo com características americanas.

Ingredientes Característicos: Malte Pale bem modificado, com quantidades generosas quantidades de maltes e/ou grãos torrados. Pode ter uma receita de moagem complexa, utilizando praticamente qualquer variedade de malte. Quaisquer tipos de lúpulo podem ser utilizados. Levedura ale americana ou inglesa.

Comparação de Estilos: Como um barleywine preto com todas as dimensões de sabor entrando em jogo. Mais complexo, com uma gama mais ampla de sabores possíveis que outras stouts de menor densidade.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.075 – 1.115
FG: 1.018 – 1.030
IBUs: 50 – 90
SRM: 30 – 40
ABV: 8.0 – 12.0%

Exemplos Comerciais: Americanas –Bell’s Expedition Stout, Cigar City Marshal Zhukov’s Imperial Stout, Great Divide Yeti Imperial Stout, North Coast Old Rasputin Imperial Stout, Sierra Nevada Narwhal Imperial Stout; Inglesas – Courage Imperial Russian Stout, Le Coq Imperial Extra Double Stout, Samuel Smith Imperial Stout

Etiquetas: Intensidade muito Alta, Cor Escura, Fermentação Alta, Ilhas Britânicas, América do Norte, Estilo Tradicional, Estilo Artesanal, família-stout, maltado, Amarga, Tostada


O vídeo:



Dados para replicar a receita

Volume Final

35 litros
Água Mash

55 litros
Água lavagem

Sem lavagem
Mash

68C/90 m
Mashout

78C/10 m
Fervura

100C/120 m
Fermentação

18C/12 dias

Maltes:
11.80 kg Pale Malt, Maris Otter (5.9 EBC) Grão 8 65.9 %
1.07 kg Black Barley (Stout) (985.0 EBC) Grão 9 6.0 %
0.74 kg Wheat Malt, Bel (3.9 EBC) Grão 10 4.1 %
0.71 kg Chocolate Rye Malt (492.5 EBC) Grão 11 4.0 %
0.54 kg Special B Malt (354.6 EBC) Grão 12 3.0 %
0.53 kg Caramel/Crystal Malt - 80L (157.6 EBC) Grão 13 3.0 %
0.38 kg Biscuit Malt (45.3 EBC) Grão 14 2.1 %

Lúpulos e demais
50.00 g Admiral [14.75 %] - Fervura 60.0 min
40.00 g Zeus [14.00 %] - Fervura 60.0 min
28.00 g Simcoe [11.00 %] - Fervura 60.0 min
50.00 g Willamette [5.50 %] - Fervura 15.0 min
1.14 kg Candi Sugar, Dark [Fervura 5 min]
1.00 kg Milk Sugar (Lactose) [Fervura 5 min]

Perfil da água (ppm):
Cálcio: 160
Sodio: 67
Cloreto: 293
Magnesio: 12
Sulfato: 73
Bicarbonato: 48

Fermentação: Nottingham Yeast - Lallemand 18C por 12 dias
Cold crash: 2 graus por 10 dias

OG Esperada. 1114
FG Esperada: 1031

OG Medida. 1120
FG Medida: 1026

EBC: 143 EBC
ABV previsto/apurado: 11.3 / 12.8
IBU: 71.6

Considerações:
A lactose traz uma cremosidade e um corpo muito interessante. Apesar de ser um tipo de açucar não fermentável, não deixa um dulçor enjoativo. Desafio maior desse estilo e não ter tanto trabalho com a cama de grãos. Eu levei 1:40 para conseguir lavar a cama e extrair 21 litros para fazer uma técnica chamada parti gyle, que comento em um post separado aqui no site
De longe foi a melhor RIS que já fiz e compensa demais a tentativa por vocês em casa.
Apesar de eu ter tido uma eficiência boa, ainda é baixa perto do que consigo, porém eu consegui tirar uma outra cerveja com a lavagem, quer dizer, economizei no fim das contas.
Aproveitem!