Informações sobre o Barril a vácuo

Já pensou não gastar com gelo em chopeira?

Conseguir levar um barril para onde quiser, sem a necessidade de mantê-lo gelado e com a vantagem de não ter que carregar uma caixa de isopor ou algo do tipo para mantê-lo refrigerado. Pois é, isso é possível já e aqui vou falar sobre esses barris que já são sucessos há muito tempo.


Não focarei em uma marca apenas, pois todas elas tem qualidade muito próxima e diferentes valores.

Depois de ler esse artigo, provavelmente você terá a vontade de adquirir um desses. Eu mesmo possuo 3 deles, mas calma... Pesquise muito antes sobre a loja ou vendedor, tudo bem? Cuidado com empresas que comercializam falsificações ou que apresentem outros problemas como falta ou atraso na entrega, mal atendimento, ausência de garantia e por ai vai.

Sobre o barril a vácuo:


Vale a pena?

A resposta é sim, mas abaixo explicarei o porque

O valor em si, não é muito atrativo, porém se pensarmos no longo prazo, acaba compensando. Um saco de gelo custa atualmente (16/07/2022) em torno de 10 reais. Pois bem, levando em consideração que no caso do Keg Vacuum, não precisariamos, podemos dizer que em 100 utilizações, já pagariamos o investimento, correto?

Claro que além disso, tem também a questão da portabilidade. Não seria apenas um saco de gelo, mas sim uma caixa de isopor e colocando uma caixa de baixa qualidade, vamos por 20 reais. Essa despesa acaba sendo muito pequena claro, mas ainda assim, continua muito desajeitado carregar tudo aquilo para a praia, por exemplo.


Como funciona o barril a vácuo?

São dois barris um dentro do outro, basicamente.

O barril externo serve para dar acabamento, levar a marca e "isolar" o vácuo que já falaremos. O barril de dentro é menorzinho e esse sim deverá suportar pressão, armazenar a cerveja e mantê-la gelada. No meio desses dois barris, temos um espaço de alguns milimetros e nesse espaço existe o vácuo.

Na física o vácuo não permite que o calor se propague. Tá, mas o que isso significa? Significa que a temperatura de fora, não chegará no barril interno, bem como a temperatura do barril interno, não sairá! Com isso a bebida será mantida fria ou quente!



Na imagem vemos as escritas e comentarei de cada uma. Válvula, por onde colocamos e retiramos a cerveja com o auxílio de uma torneira apropriada para o barril. Externo, esse é o barril que vemos e onde geralmente é indicada a marca e o fabricante. Interno, barril onde ficará nossa bebida e onde se manterá gelado por muito tempo, graças ao vácuo, que é quem separa os dois barris. Esse vácuo é feito depois de montado todo o barril e é feito através de uma máquina de vácuo que suga todo ar através da sucção. No momento da montagem o barril é feito por camadas e adicionadas nesse momento as duas camadas da imagen, a camada do fundo do interno e fundo do externo.

Como é possível ver na imagem acima, o nosso líquido sagrado fica no barril de dentro e a camada de vácuo, abraça o barril menor, sem deixar ele perder calor. Fantástico né? O funcionamento lembra muito uma garrafa térmica de café. A única diferença é que a garrafa térmica não suporta pressão.

Se não beber tudo, guardo na geladeira?

Sim, porém quanto antes, melhor.

O barril a vácuo, demora muito, mas muito tempo mesmo para gelar. Em testes que fiz, levei o barril a vácuo com água a 21ºC e consegui chegar aos 5ºC depois de 7 dias. Quer dizer, é uma grande ilusão tentar deixar de um dia para o outro na tentativa de gelar a cerveja.

Colocar no freezer pode ser uma forma interessante de se conseguir chegar a uma cervejinha gelada e se estiver em temperatura ambiente, já cheguei a deixar 1 noite inteira e não congelou. Pelo contrário, ficou bem geladinha!

Funciona melhor que um barril comum e com capa de neoprene?

Com toda a certeza, sim!

Fiz testes e mais testes com o barril a vácuo e um deles foi um comparativo contra o barril comum dentro de uma bolsa térmica com placas de gelo. Infelizmente tive que tirar esse vídeo do ar, por questão de problemas com a marca parceria, porém irei refazer esse vídeo para mostrar a vocês e não teve comparação entre eles. Na primeira hora, até que se manteve próximo, porém depois desse tempo o vácuo se manteve muito mais firme e mais funcional se comparado ao comum.

O comum com bolsa térmica, pode atender sim, mas não tem como comparar, infelizmente. Alguns vídeos da internet mostram comparativos onde o barril a vácuo perde ou fica próximo no funcionamento, porém em experiência de uso real que fiz, não tem comparação. Obviamente que pelo valor, até compensaria arriscar um comum + bag + placa de gelo, porém não terá o mesmo retorno em hipótese alguma, tudo bem?

Preciso colocar cerveja gelada no barril a vácuo?

Sim e isso pode ser um grande problema.

O barril a vácuo, mantém a cerveja gelada, porém ele mantém também o líquido quente. Sendo assim, ele poderá aquecer sua cerveja durante o envase, caso o barril esteja quente ou em temperatura ambiente.

Pois é, imagine aquela cerveja gelada sendo colocado naquele copo quente. É exatamente o que irá acontecer com esse barril. Para que o envase funcione bem, é extremamente aconselhável gelar o barril. Para isso é possível adicionarmos sanitizante com gelo ou deixá-lo aberto alguns minutos dentro de um freezer, por exemplo.

Como é possível ver na imagem acima, o nosso líquido sagrado fica no barril de dentro e a camada de vácuo, abraça o barril menor, sem deixar ele perder calor. Fantástico né? O funcionamento lembra muito uma garrafa térmica de café. A única diferença é que a garrafa térmica não suporta pressão.

Alguns critérios para você decidir se compensa a compra

Seis Vantagens
- leve;
- portátil;
- não precisa gelo;
- pode ficar exposta ao sol;
- mantém a bebida quente ou fria por horas;
- não requer um cooler ou caixa de isopor.

Seis Desvantagens
- demora muito tempo para resfriar quando é colocado na geladeira;
- não adianta em nada mergulhar no gelo;
- pode aquecer no momento do envase;
- valor da compra é bem salgado;
- ocupa mais espaço que um comum do mesmo volume;
- mais pesado que o comum.